Vou Ler a postagem???

domingo, novembro 21, 2010

O professor em constante reflexão...

O professor em constante reflexão...

O professor deve ter uns olhares atentos para suas práticas que estas não fiquem mecanizadas, mais racionais de forma que saiba realizar suas tarefas de forma significativa para as crianças.

Sabemos que por trás da ação do professor está uma ação política, que é pautada em seu compromisso com a sociedade de manter ou não, ações que permitam que o olhar da criança perante a sociedade se modifique e por meio de suas ações o torne mais humano.

O sistema vigente Capitalista torna os seres humanos mais frios porque os coloca a procura eterna de uma felicidade "fictícia" que só o dinheiro poder trazer, deixando de lado o "ser" que temos em cada um de nós.

O professor deve se colocar em constante reflexão no sentido de questionamentos para que este exercício permita que ele fique mais atento ás suas ações e que sua opinião pode influenciar em outras pessoas porque ele estará formando seres humanos que agirá conforme suas concepções e visões de mundo em que acredita ser melhor para a sociedade vigente.

Na escola pouco se vê sobre a prática do professor como ser de constantes reflexões e de ações que permite realmente o crescimento do aluno com um ser em formação. Sendo assim não existe uma reflexão sobre as ações procedimentais que permeia sua prática.

No caso da escola, essas ações devem ser realizadas com muita cautela porque vai depender muito do conteúdo que o professor estiver trabalhando no momento e do momento que irá ser abordado.

É importante ressaltar que a criança independentemente de sua idade deve ser respeitada em suas ações e momentos de desenvolvimento, em que cada criança se encontra, mesmo que esteja na mesma idade.

Para que o professor não caia no erro de agir com autoritarismo em suas ações práticas pedagógicas.

     A criança na escola necessita do momento de sistematização do conteúdo que o professor estiver trabalhando no momento, mais, por outro lado, é necessário também que o professor tenha a delicadeza de possibilitar que a criança perceba que em seu processo de aprendizagem realizou uma tarefa diferente e que necessita realizar de outra forma e não que "errou".

    Em suas reflexões de ações pedagógicas o professor deve considerar a criança um ser de infinitas possibilidades para que ele tenha um olhar para a criança como um ser em desenvolvimento (todos, nós somos) e que necessita que o professor realize um trabalho maduro e que considere suas práticas facilitadoras do crescimento da criança e não uma única alternativa, como se ela não soubesse nada.

O professor em constante reflexão saberá que seus alunos aprenderam de verdade o conteúdo que estiver sendo ensinado, se a criança se utilizar souber usar essas informações do conhecimento sempre que propiciar situações – problemas para que eles possam utilizar – los deles sempre que necessário. E não tornar a criança um ser passivo, ou seja, um mero receptor de conhecimento.

É importante que o professor esteja instrumentalizado não somente de quantidade de conhecimentos, mas de que esses conhecimentos ao ser trabalhado com as crianças sejam utilizados de forma necessária.

    O professor deve estar atento, também para que ele não tenha somente uma visão mais que sua visão seja ampliada por meio de reflexões constantes e necessárias para que não caia no conceito de ideal "O idealismo tem elementos em comum com o preconceito, ou seja, sempre pensar no ideal. Mas na sociedade humana não deveria existir 'o ideal', pois todos nós somos diferentes e isso faz a evolução da sociedade ser maior. O ideal, então, é a mistura das diferenças", segundo Rodrigo Silva Ferreira. s.m. (1833 RevPhil 62)" de conhecimento, mas que este conhecimento seja aprendido e utilizado de diversas formas e em diversas situações reais de sua vida.

A profissão do professor exige uma reflexão em suas ações e atitudes que permitem que seu trabalho faça sentido de verdade, no sentido de postura política e de realizar ações que deixe marcas e que de preferência seja humana e não de mostrar que está realizando por modismo ou porque simplesmente é necessário fazer.

Seu trabalho deve ser para valer e realizar por meio de suas ações e
posicionamentos, fazendo sempre um trabalho significativo.

É necessário que o professor se posicione e que seja firme em suas ações, respeitando sempre as pessoas ao seu redor tornando ela um sujeito autor de suas ações, seja ela relacionada com seu conhecimento, seja ela relacionada com a própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.