A sistematização da aprendizagem da língua escrita é muito importante, mas para que ela se torne significativa para a criança é necessário que o pedagogo possua o conhecimento sobre a "Aprendizagem significativa" que é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo".(Disponivél no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_significativa (15/11/2010 ás 12:53 hs) , ou seja, em que houvesse uma maior realização de trabalhos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tanto da criança quanto do professor.
Para atingir esta aprendizagem significativa é necessário parar de apontar os erros da criança, assumir a influencia das novas tecnologias e do consumo descontrolado, muitas vezes, influencia pela propaganda televisava e entender que a dinâmica do acesso a informações mudou e que a maioria dos alunos estão cada vez mais aptos à absorver tudo isso, por estes motivos é preciso dar significado a escrita, pois se utilizarmos as novas tecnologias para facilitar este processo, ao invés de apenas escutar o que lhe é passado por meio da televisão, internet e radio, ele poderá se tornar um produtor destas mídias, entendo como elas funcionam, entenderá como o incentivo ao consumo funciona e ao realizar a produção, aos poucos, começa a realizar a "Aprendizagem significativa". Para que a aprendizagem se torne significativa e a escrita da criança realmente tenha alguma função que não seja "responder exatamente o que o professor pergunta" utilizaremos a internet, pois ninguém corrige a escrita das outras pessoas dentro deste espaço, pois, o que mais importa é o significado da mensagem, ao invés da sua estrutura, o leitor neste caso não irá corrigir o texto enviado e lhe atribuir uma nota, ele irá ler, pelo prazer de ler e se relacionar diretamente com o escritor, enviando-lhe comentários, que muitas vezes são construtivos e acabam o incentivando a escrever mais.
Para realizar este trabalho de "Leitura critica da mídia" com "Aprendizagem significativa" estudamos ferramentas que possibilitem a produção de vídeos, podcast's e slide show com fotos, que fosse gratuita e possibilitasse a possibilidade de troca de informações com outras pessoas conectadas pela internet. A ferramenta escolhida, que se encaixa nos critérios acima é o blog, um instrumento utilizado como diário eletrônico que possibilita o contato de diversas opiniões com pessoas do mundo inteiro, ferramenta que todos podem ter acesso possibilitando a contribuição de diversas opiniões, tornando o aluno um autor. Sua utilização educacional tem como finalidade trabalhar com os alunos, compreensão dos textos da web, tais como: jornal, revista online, existe vários recursos, fotos, áudio, vídeo, link, etc., por meio da web permite a socialização desse conhecimento servindo como fonte de informação para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.