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sexta-feira, outubro 29, 2010

Letramento e Alfabetização

Letramento e Alfabetização


No processo de Alfabetização a criança passa por uma transformação de construção dos conhecimentos:

Etimologicamente, alfabetizar significa “levar á aquisição do alfabeto, ou seja, ensinar o código da língua escrita, ensinar as habilidades de ler e escrever (Soares, 1985:20)”.

Processo de representação de fonemas em grafemas, e vice e versa, mas é também um processo de compreensão/ expressão de significados através do código escrito.

Ao ter essa clareza é importante que eu como alfabetizadora em processo de formação e atuante com crianças, saiba que existe uma diferença nos conceitos de alfabetização e letramento.

Porque a criança ao apropriar – se da escrita precisa que o adulto responsável pelo acompanhamento deste processo mostre para ela que a escrita pode ser utilizada com significado e sentido.

E não somente a ação pela ação, ou seja, escrever por escrever e sim pensar em sua utilização por meio de sua autoria.

A utilização da escrita tornasse nos dias atuais extremante necessário e que sua utilização deve ser real e utilitária.

Nesta perpesctiva de utilização da escrita o pode considerar que:

“Enquanto a alfabetização ocupa – se da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza aspectos sócio – histórico da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade”.

(Tfouni 1988, p.16) – Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura – Magda Soares (p.2).

O letramento está em todas as ações realizadas no cotidano e  sua utilização está muito presente nas ações diretas com a tecnologia, especificamente com uma de suas ferramentas, o computador.

Desde seu surgimento muitas práticas têm sido realizadas para que a comunicação  seja única, ou seja, tornasse possível de se ter um “fácil” acesso por meio de acesso na web (internet).

Porém são poucas as práticas realizadas com este instrumento no ambiente escolar.

É importante ressaltar que sua utilização não entraria como forma de modismo e nem para influenciar a criança como consumidora do produto utilizado, neste caso o computador, entraria  como  uma possibilidade real e atual de realizar um trabalho, com a construção de um Blog (seja ele coletivo ou individual), por exemplo, para que ela se torne autora de seu próprio texto.

A criança ao utilizar – se da escrita para colocar na tela do computador ou na internet seu texto estará caminhando para o processo de autonomia.

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