(...) A Metodoligia em questão nasce num momento em que a comunicação comunitária no Brasil dava msotras de que ela poderia contribuir para a formação de gente, que ao falar pelo rádio, aprendesse a se responsabilizar pela própria palavra, que estando em sintonia consigo, por consequência, conseguisse ouvir de fato o outro e com o outro aprendesse a cuidar mais de seus sonho, necessidades e projetos (Cala Boca já morreu, Detalhamento, Lopes Lima, Grácia - mestra em comunicação - ECA/USP e doutora em Educação(FEUSP).
[...]
A realidade existente hoje nas escolas foi tratada sempre de forma fragmentada, pois, o conhecimento não é construído, levando em consideração ás opiniões das crianças, tratando - as com desrespeito, não nas ações, mas na negação do "saber real", existente.Ou seja, a falta de sistematização dos conteúdos para que estes, sejam discutidos e cosntruídos com "todos" que farão uso dessas informações.
O período de alfabetização um processo que considero muito rico, para apresentar os conteúdos de forma que ele possa fazer a utilização dessas informações em sua vida prática e cotidiana.
É importante, ressaltar que a criança se utilizando dessas informações de forma útil ela vai se utilizar dessas informações para entender melhor os acontecimentos ao seu redor, geralmente as escolas utilizam os conteúdos do currículo obrigatório de forma, instrumental, ou seja, somente para cumprir tarrefa.
[...] continua
Mídia e Educação: Práticas que podem ser associadas para a “Aprendizagem significativa” de crianças de sete e oito anos. Foi realizado um trabalho de pesquisa que envolveu a utilização da escrita na aprendizagem da criança. E de sua utilização com função social influencia no processo de aprendizagem. E de como eles podem se tornarem autores uilizando suas próprias palavras no processo de alfabetização e letramento.
quarta-feira, agosto 11, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.