(...) Repetindo, Mendel, diríamos que a diferença real que existe entre o adulto e criança está na desigualdade da força entre ambos, material e financeira . Esta diferença faz com que, desde a primeira infância, a criança vá sendo subjulgada por diferentes formas de autoridade que a impedem, principalmente na fase escolar, de manifestar - se livremente ou de conceber outros padrões que não sejam aqueles adotados pelos adultos.Mas se esta situação ocorre, as experiências sugerem, também que as crianças mostram uma capacidade maior para responder positivamente aos estímulos novos, transformando os espaços através de um uso que lhes é próprio, desde que se assegurem condições para a sua participação.[Souza Lima, 1979P.80]
( G. Mendel, La Descolonización Del Niño, Barcelona. EdRne
, 1974 - Educação Infantil - Pós LDB: Rumos e Desafios - Autores Associados;Pág; 67.
Trecho extraído: Educação Infantil Pós - LDB: Rumos e Desafios ( Ana Lúcia Goulart de Faria e Marina Silveia Palhares (orgs) - .6ªEd. - Campinas, SP: Autores associados, 2007.(Coleção Polêmica) do nosso tempo; II.PALHARES, MARINA SILVEIA. M SÉRIE, 1974 - Educação Infantil - Pós LDB: Rumos e Desafios - Autores Associados;Pág; 67.
Vários autores.
ISBN - 978 - 85 - 85708- 72 - 7 CCD - 370.
I Educação - Leis Legislação - Brasil 2. Educação de Criança Pequena(Sugestão).3. Educação Infantil
.4. Creche e Pré - escola , Faria, ana Lúcia Goulart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.