A criança é feita de cem
A criança tem cem mãos.
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos.
de escutar de maravilhar e de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
cem mundos paa descobrir,
cem mundos para inventar
cem mundos para sonhar
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
Mas, roubam - lhe noventa e nove.
A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo
Dizem - lhe:
De pensar sem as mãos
De fazer sem a cabeça
De escutar e de não falar
E compreender sem alegrias.
De amar e de maravilhar - se
Só na Páscoa e no Natal.
Dizem - lhe:
De descobrirum mundo que existe
E de cem roubam - lhe noventa e nove.
Dizem - lhe:
Que o jogo e o trabalho
a reallidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra
A razão e o sonho são coisas que não estão juntas.
Dizem - lhe enfim:
Que as cem não existem
A criança diz:
Ao contrário as cem existem.
1.Loris Malaguzzi - Revista Bambini, Bergamo, ano:X, n.2.Fev.199. tradução Livre do original ( Italiano da Ana Lúcia Goulart de Faria, Maria Carmen e Patrízia Piozzi - educação infantil - Pós LDB: Rumos e Desafios - Autores Associados;Pág,73.
Trecho extraído: Educação Infantil Pós - LDB: Rumos e Desafios ( Ana Lúcia Goulart de Faria e Marina Silveia Palhares (orgs) - .6ªEd. - Campinas, SP: Autores associados, 2007.(Coleção Polêmica) do nosso tempo; II.PALHARES, MARINA SILVEIA. M SÉRIE.
Vários autores.
ISBN - 978 - 85 - 85708- 72 - 7 CCD - 370.
I Educação - Leis Legislação - Brasil 2. Educação de Criança Pequena(Sugestão).3. Educação Infantil
.4. Creche e Pré - escola , Faria, ana Lúcia Goulart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.