Mídia e Educação: Práticas que podem ser associadas para a “Aprendizagem significativa” de crianças de sete e oito anos. Foi realizado um trabalho de pesquisa que envolveu a utilização da escrita na aprendizagem da criança. E de sua utilização com função social influencia no processo de aprendizagem. E de como eles podem se tornarem autores uilizando suas próprias palavras no processo de alfabetização e letramento.
quarta-feira, dezembro 08, 2010
A falta de relação com o mundo a escola
A falta de relação com o mundo a escola tem realizado praticas sem significado, uma destas praticas é a produção de textos, porque em um universo digital, com um fluxo intenso de informações, formas de pesquisa e formas rápidas de acesso a internet por meio de redes sem fio, escrever apenas com um lápis ou uma caneta começa a se tornar uma atividade monótona dentro deste novo milênio em que já é possível escrever na tela de um computador portátil utilizando apenas as pontas dos dedos. O aluno ainda é obrigado a escrever redações com o titulo "Minhas férias", sabendo que aquela informação não é importante para o professor, concluindo que o objetivo não é saber as aventuras que ocorreram no período de recesso escolar, mas sim a forma com que ele escreve quando o ano recomeça, ou quando um ciclo se encerra. A escola, involuntariamente, reforça o desestímulo pela escrita quando expõe o aluno pelo seu erro e não considera que este "erro" faz parte de seu processo de aprendizagem e quando à coloca fora de contexto, forçando o aluno a escrever para um leitor que não se interessa no conteúdo da mensagem, mas apenas no seu formato, avaliando a capacidade da criança de dominar o código de escrita, mas não o que foi escrito, ou seja, na sua pratica ela valoriza apenas o formato ao invés do todo, isso quando se preocupa em enxergar o trabalho como um todo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.