Mídia e Educação: Práticas que podem ser associadas para a “Aprendizagem significativa” de crianças de sete e oito anos. Foi realizado um trabalho de pesquisa que envolveu a utilização da escrita na aprendizagem da criança. E de sua utilização com função social influencia no processo de aprendizagem. E de como eles podem se tornarem autores uilizando suas próprias palavras no processo de alfabetização e letramento.
quarta-feira, junho 08, 2011
O papel...
É importante percebermos que tanto o papel do professor, como o do aluno são olhados como momentos de ações isoladas, mas como momentos convergentes entre si, o desencadear de discussões e de trocas colaboram para que alcancemos os objetivos traçados nos planejamentos de cada serie ou curso.
Quando motivados, nossos alunos entrem no 'canal interativo', envolvem-se nas discussões, sentem-se estimulados e querem participar, pois internamente estão mobilizados por estratégias externas, ferramentas sedutoras que o professor deve usar para mobilizar sua classe. Quando falamos em ferramentas externas, referimo-nos aos instrumentos físicos que não precisam ser algo instrumentos físicos que não precisam ser algo extremamente sofisticados, basta que façam parte da criatividade do professor.
Temos profissionais que algumas sucatas ou materiais disponíveis em sua realidade conseguem envolver e transformar os seus alunos. O mundo do conhecimento esta muito além do computador ou de ferramentas tecnologicamente sofisticadas; elas nos ajudam sem duvida, mas não conseguem criar, sozinhos, os necessários campos, interativos. Cabe ao professor transformar tecnologia em aula socialmente construtiva, sucata em 'material de ponta', conhecimento espontâneo em conhecimento científico, mundo encoberto em mundo revelado, tudo o mais que proporcione o reconhecimento e o encantamento com a vida pessoal e a vida social dos grupos refletidos na sala de aula por meio da presença dos alunos e mesmo do professor que, de repente, descobre sua própria vida em meio à vida de seus alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.