Temos muitas definições de educação eu considero educação a provocação constante que se realiza junto com o aluno considerando seus conhecimentos já adquiridos, através de sua experiência de vida.
Sabemos, também que se o conhecimento não é sistematizado, ou seja, quando este não é Relacionados com os conhecimentos dos constextos atuais, este ficará solto e não irá ao seu objetivo que será contribuir para o pensar de nosso aluno.
Com isso poderemos considerar que a educação quando não sistematizada esta pode se tornar acumutaliva, ou seja, não fará sentido para o aluno tornando se assim uma "Educação Bancária".
Nós, educadores devemos estar atentos não reproduzirmos este modelo, pois sabemos que a maior parte de nós brasileiros, tivemos este sistema reprodutor do conhecimento e não de idéias sistematizadas de forma que colabore para a reflexão contínua.
A educação bancária, nos leva a crer que os alunos estão apreendendo, sendo que de forma errônea não consideramos os seus saberes adquiridos em sua convivência de uma rica construção de saberes com as pessoas de seu convívio : pais, comunidade, familiares e professore (a)s
(considerando seu currículo oculto, em que envolve, seus saberes de vivencia de acordo com seus valores).
Paulo Freire diz:
(FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 17Ed.Rio de Janeiro. Paz e Terra,1987;p80).Na educação bancária, os alunos se tornam depositários dos conteúdos transmitidos á eles.Enquanto a prática bancária , como enfatizamos, implica numa espécie de nestesia , criador dos educandos, a educação problematizadora , de carater autenticamente reflexivo, implica num constante ato desvelamento da realidade.
Um novo olhar para a Educação
A reflexão constante para a nossa prática pode ser um dos primeiros passos para uma mudança significativa de que o conhecimento não “pode vir pronto”, mas sim construído junto com os alunos.
Assim poderemos considerar que esta construção terá significado se relacionarmos com o contexto históricos juntos aos acontecimentos do momento.
Desse modo os alunos refletirão sobre os acontecimentos de forma crítica e construirão seus saberes de forma que possam provocar uma mudança de fato.
( FREIRE, PAULO."A Educação: o sonho possivél."In":BRANDÃO,C.R.: (ORG)Rios de Janeiro;Graal,1986,p.20).A educação será libertadora na medida em que incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação á seu próprio processo de libertação.
Bernadette Burgos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.