A escola reforça o desestímulo pela escrita quando expõe o aluno pelo seu erro e não considera que este "erro" faz parte de seu processo de aprendizagem.
Lembrando que é muito importante que esta aprendizagem precisa ser sistematizada para que ela se torne significativa para a criança Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo".(Disponivél no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_significativa (15/11/2010 ás 12:53 hs) , ou seja, em que houvesse uma maior realização de trabalhos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tanto da criança quanto do professor.
Por meio de grupo de estudos utilizando – se do HTPC´s(Horário de Trabalho Pedagógico) para melhorias de estratégias e de ensino do professor.
E para as crianças a utilização de reforços, não para reforçar o que ele sabe mais trabalhar de forma diferente os conteúdos que ele está com dificuldade para aprender.
O erro se tornou uma “concorrência” de saberes e de desempenho e a punição estimula para que este processo permaneça.
A escola contribui muito para que a escrita continue sendo utilizada com a finalidade de punição e pouco, contribui para que a criança utilize suas práticas de escrita com a função real que ela ocupa na sociedade.
O blog é uma ferramenta que todos podem ter acesso, e contribuir com as suas opiniões e contribuir para o processo de autoria, tão necessária para que a escrita seja realizada com desenvoltura por cada um.
Sua utilização educacional tem como finalidade trabalhar com os alunos, compreensão dos textos da web, tais como: jornal, revista online, existe vários recursos, fotos, áudio, vídeo, link, etc.
Através da web o blog permite a socialização desse conhecimento serve como fonte de informação divulgação para a sociedade, e aos profissionais da educação.
É importante descartar aqui que o objetivo dessa ferramenta é para que as crianças se utilizem da escrita como forma significativa e com funcionalidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.