Vou Ler a postagem???

domingo, outubro 10, 2010

A relação da criança e a propagandas televisivas

   As crianças são bombardeadas diariamente com anúncios de roupas, brinquedos, lanches, refrigerantes, etc e utilizam todos os equipamentos eletrônicos que adultos usam no seu cotidiano, como por exemplo, celulares, computadores, notebooks, mp3, maquinas fotográficas, filmadoras, etc. Estas tecnologias unidos com os comercias e programas televisivos, que muitas vezes não são direcionados para elas, estimulam o consumo desnecessário, mas por meio deles é possível começar a alfabetização, porque o mesmo M que escreve o nome Mario é o mesmo M que escreve McDonalds, lembrando que ao assistir programas de televisão, mesmo não possuindo algum entendimento prévio sobre o assunto tratado nele, ela esta sendo ensinada, pois acaba construindo valores e conhecimentos sobre o mundo através deles.
  A escola, na maioria das vezes, ignora essas informações que a criança carrega, esquecendo que ela possui uma especie de “bagagem cultural” criada pelos meios de comunicação que ela tem acesso, deixando de lado a educação informal que foi recebida do ambiente sócio cultural em que a criança está inserida e que o contato dela com a escola é muito menor se comparado o tempo que passa utilizando as tecnologias voltadas para a comunicação.
   A televisão e a internet estão com ela todas horas, dando uma formação, que as vezes, substitui a formação que receberia através dos familiares, por isso porque não criar um espaço que permita que as crianças desenvolvam suas opiniões, que muitas vezes são desconsideradas na escola? O professor, por muitos motivos, acaba reforçando este comportamento, quando, por exemplo, se utiliza de técnicas para que aprendizagem aconteça, sendo que quando elas são realizadas, seja ela na escrita ou na leitura, ou até mesmo em uma atividade de matemática, sem envolver o que a criança conhece, ou melhor, utiliza. Estas aprendizagens ficam sem sentidos para as crianças, prova disso é que muitas vezes ao presenciamos, crianças que, mesmo sabendo escrever não sabem diferenciar gêneros textuais porque somente incorporou, enquanto o professor esteve presente e sem esse apoio, a criança não consegue escrever com o domínio necessário que o gênero necessita.
  Na EJA (Educação de Jovens e Adultos), os conhecimentos prévios são valorizados, mas quando se trata da criança, muitos acreditam, que ela não os possui e quando se trata das tecnologias, sendo que o contato com ela vem ocorrendo cada vez mais cedo, pois cresce o numero de casas que possuem pelo menos um computador com acesso a internet no país.
Um dos objetivos deste trabalho é que ao trabalhar com as tecnologias, seja, ela: rádio, propagandas televisivas, construção de estórias em quadrinhos, ilustradas no computador, estaremos contribuindo para que as crianças desenvolvam a sua escrita com função social, ou seja, que ela utilize a sua escrita para escrever não como forma avaliativa, mas sim como forma de, mostrar o seu trabalho como conhecimento de seu potencial, próprio de cada um de ser humano.

Acreditamos que por meio de produções de mídia a criança será capaz de:

 Realizar a leitura critica da mídia, neste caso a propaganda.

 Associar o letramento que ela realiza com o “mundo dos comerciais” com a apropriação da escrita pedida na escola.

 Apropriar-se dos mecanismos utilizados na produção de mídia.

 Entender como o processo de consumismo ocorre através da mídia.

E em relação a escola, neste caso me refiro a pratica escolar:

 Entender que a criança recebe uma formação por meio da televisão.

 Utilizar os meios de comunicação para a formação do indivíduo.

 Desenvolver uma leitura critica para ambos, escola e estudante.

 Compreender que a mídia pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Por meio deste projeto e a produção de mídia realizada pelos alunos, que serão pesquisados é possível contribuir para o processo de alfabetização, pois a escrita, dentro do ambiente escolar, geralmente, está desassociada da pratica real, mas dentro deste projeto de educomunicação sua função é de explicar, nomear e esclarecer a produção realizada por eles, ajudar a criança a se apropriar de tecnologias utilizadas no processo de produção de áudio-visual e leitura critica dos meios de comunicação.



Autores: Bernadette Burgos e Thiago de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.