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domingo, junho 13, 2010

AS INFLUÊNCIAS TRAZIDAS PELAS MÍDIAS...


 Sabemos que desde a criação da televisão as crianças são influenciadas, através dos programas, tais, como: " propagandas, desenhos infantis".
  Que além, de estar vendendo os produto, trzem por trás deles os bens simbolicos, que são muito, mais prejudiciais do que o próprio produto "objeto" que está sendo vendido.
 De amneira que, a crinaç quando adquire o produto está comprando, também os "simbolismos"
 inseridos, como exemplo, ser mais forte, mais bonito, ou até parecer com um héroi do desenho infantil que ele assiste, diariamente.
  Seus pais, também são constantemente influenciados pela mídia que está em constante conversando
 com eles todos os dias, passando modelos de comportamento, maneiras  de ser e existir.
 

[...] “

O que caracteriza a abusividade da publicidade

dirigida à criança é, principalmente, o fato

de ela se aproveitar da ingenuidade dos

pequenos para lhes vender produtos. Pelo

fato de a maioria das crianças acreditar no

que ouve e vê, ela também acredita que o

produto ou o serviço anunciado vai realmente

proporcionar-lhe os benefícios e os prazeres

que a publicidade promete. Mesmo que se trate

de algo absolutamente irreal e impossível de se

realizar. Um adulto pode compreender que o

tênis de marca anunciado não vai deixá-lo tão

famoso e rico como o astro esportista que está

protagonizando o comercial televisivo. Já a criança

desejará o produto por acreditar, por exemplo,

que terá um poder diferenciado se tomar um

achocolatado; ou que entrará em um mundo

encantado se comprar determinado brinquedo.

Trata-se, portanto, de um jogo desigual, no qual

quem anuncia para crianças sabe o que está

fazendo, enquanto elas não sabem exatamente

o que estão comprando. ”

[...]
 De acordo á citação, podemos confirmar que os produtos, mostrados nas televisões inclusive os desenhos que colocam padrões de modelos para serem seguidos vedem muitos mais que os produtos, mas modelos que são caracterizados  pela própria sociedade, como:"correto".
Podemos  considerar que  a publicidade, trás consigo a troca dos valores, ou seja, do "ser" pelo "ter", em que o afeto não vale, tanto, quanto o objeto desejado.



[...]



“O marketing não leva em conta os impactos

negativos das mensagens comerciais dirigidas

às crianças, muito menos os riscos futuros dessa

omissão conveniente aos objetivos de vendas.

Entre as piores consequências dessa omissão estão

aquelas que roubam dos pequenos os melhores

anos de sua infância, oferecendo-lhes em troca a

compulsão por consumir toda gama de produtos

e serviços na ânsia de suprir o vazio de valores

próprios e de contato afetivo”



[...]


    O olhar crítico do educador para se atentar para estas questões, onde ele se utilizando de seus conheicmentos científicos, pode desenvolver o olhar crítico nas crianças, introduzindo  na roda de conversa, por exemplo "o por quê" ? gostam de assiteirem o desenho "X" ou "Y", enfim,
Desenvolvendo o lado   reflexivo existente, em cada um de nós.
     


















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