Vou Ler a postagem???

domingo, maio 30, 2010

Os diversos olhares para a mídia...

    A Mídia está muito presente hoje em nossa realidade em todos os momentos de nossa vida, está em diversas forma, tais como: Rádio, Televisão, Internet, entre outros.
 Essas, mídias de uma certa forma não deixa de  nos influenciar em nossas opiniões de diversos assuntos e com isso acreditamos em muitas coisas que são passadas para, nós através deles sem saber se são verdadeiras ou não.
   Por outro lado podemos utilizar essas mídias em nosso citidiano quando, por exemplo, utilizamos a internet para nossas, pesquisas, rádio para nos informarmos de qualquer lugar sobre as notícias de nossa cidade, enfim para diversas finalidades.
 Nossas crianças vivenciam a mídia todos os dias, quando assistem seus programas preferidos e muitos desses programas tornam - se assuntos nos espaços em que mais frequentam um deles, é a escola.
A escola não dá espaço para que esses assuntos sejam discutidos por todos, seria uma oportunidade para dar relevância para o olhar crítico para os programas que assistem.
Considerando essa utilização, sabemos que se , nós: professores, pais ou/ a pessoa que  fica responsável  por  ela conversar sobre o assunto porque a televisão, incluindo as outras mídias estão constantemente, "conversando"  com elas, quando mostram seus programas e suas inúmeras propagandas, existentes para o público infantil.
  Pensando nisso, estamos pesquisando ás diversas propostas existentes para trabalharmos  mídias com as crianças, considerando que em nosso curso de pedagogia tivemos a disciplina "Tecnologia Educacional" em que apreendemos a produzir programas  de rádios, vídeos e de  fotonovela na escola.
  É importante que esse processo  seja  constantemente trabalhado para ser realizado com as crianças em sala de aula, ou em qualquer situação em que envolva a produção de  mídia coletiva.
Pensando nisso, nós realizamos um programa de rádio.
Em breve estará disponivél para que você possa ouvi - lo.
   
  Bernadette Burgos.

 

Produções de mídia na formação de professores( Primeiros Passos)...

 O  Nosso foco de pesquisa está voltado para a produção de mídias com crianças e também essas produções de mídias na formação de professores.
  Estamos  realizando pesquisas com nossos colegas que durante sua formação, tiveram o curso de Tecnologia Educacional...
A influência desse processo  durante a realização e  de seu desenvolvimento na educação, através da realização dessas idéias na prática.


segunda-feira, maio 24, 2010

Ler...

    

Sempre que  leio me remeto á reflexão e ao refletir descubro que tenho um mundo á descobrir...

Bernadette Burgos.

domingo, maio 23, 2010

O que é ensinar ?

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção ,”.
(FREIRE, PAULO. Pedagogia do Autonomia. 2Ed. ,São Paulo. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1996 p.53).

      Sabemos que nosso aluno não adquire todos seus conhecimentos somente na escola, pois ele frequenta outros espaço e é nestes que adquire outros saberes, muitas vezes estes nem são mencinados na escola.
   A escola entraria como organizaradora desses saberes, pois quando estes são trazidas pelo alunos despertam maior interesse por parte deles.

Naturalmente, a viabilização do pais, está não apenas na escola democrática, formadora de cidadãos críticos e capazes, mais passa por ela, necessita dela, não se faz sem ela.
É urgente que engrossemos as fileiras de luta pela escola pública neste país.
Escola pública e popular eficaz, democráica e alegre om suas professoras e professores bem pagos, bem formados e permanentemente formando se.

( FREIRE, PAULO. Professora sim, tia não. São Paulo:Olho. ´D´ Água, 1993, p. 59 e 88).

BERNADETTE BURGOS.

sábado, maio 22, 2010

Educação e suas diversas definições...

EDUCAÇÃO!

     Temos muitas definições de educação eu considero educação a provocação constante que se realiza junto com o aluno considerando seus conhecimentos já adquiridos, através de sua experiência de vida.
Sabemos, também que se o conhecimento não é sistematizado, ou seja, quando este não é Relacionados com os conhecimentos dos constextos atuais, este ficará solto e não irá ao seu objetivo que será contribuir para o pensar de nosso aluno.
  Com isso poderemos considerar que a educação quando não sistematizada esta pode se tornar acumutaliva, ou seja, não fará sentido para o aluno tornando se assim uma "Educação Bancária".
  Nós, educadores devemos estar atentos não reproduzirmos este modelo, pois sabemos que a maior parte de nós brasileiros, tivemos este sistema reprodutor do conhecimento e não de idéias sistematizadas de forma que colabore para a reflexão contínua.
   A educação bancária, nos leva a crer que os alunos estão apreendendo, sendo que de forma errônea não consideramos os seus saberes adquiridos em sua convivência de uma rica construção de saberes com as pessoas de seu convívio : pais, comunidade, familiares e professore (a)s
(considerando seu currículo oculto, em que envolve, seus saberes de vivencia de acordo com seus valores).

Paulo Freire diz:
Na educação bancária, os alunos se tornam depositários dos conteúdos transmitidos á eles.Enquanto a prática bancária , como enfatizamos, implica numa espécie de nestesia , criador dos educandos, a educação problematizadora , de carater autenticamente reflexivo, implica num constante ato desvelamento da realidade.

(FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 17Ed.Rio de Janeiro. Paz e Terra,1987;p80).

Um novo olhar para a Educação

        A reflexão constante para a nossa prática pode ser um dos primeiros passos para uma mudança significativa de que o conhecimento não “pode vir pronto”, mas sim construído junto com os alunos.
Assim poderemos considerar que esta construção terá significado se relacionarmos com o contexto históricos juntos aos acontecimentos do momento.
Desse modo os alunos refletirão sobre os acontecimentos de forma crítica e construirão seus saberes de forma que possam provocar uma mudança de fato.

A educação será libertadora na medida em que incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação á seu próprio processo de libertação.

( FREIRE, PAULO."A Educação: o sonho possivél."In":BRANDÃO,C.R.: (ORG)Rios de Janeiro;Graal,1986,p.20).








Bernadette Burgos.

quinta-feira, maio 13, 2010

domingo, maio 09, 2010

Temos que pensar também sobre...

Paulo Freire:
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".

domingo, maio 02, 2010

Momento para Reflexão...


“É preciso resgatar o prazer de trabalhar com a infância e o adolescente e fazer disto o momento de criação e de transformação.”