Caros, leitores!
Realizei algumas mudanças no título do blog.
Porque estou disponibilizando várias postagens e nem todas necessariamente são do tema - Educomunicação:
Educomunicação é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem[carece de fontes?]. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de comunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
No Brasil várias ONGs e algumas prefeituras desenvolvem programas de educomunicação que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil e a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, diferenças de idade e ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma.
Educomunicação
A Educação unida à Comunicação vem sendo discutida desde a década de 70, através do jornalista e professor, Mário Kaplun. Kaplun é o uruguaio e tem vasta experiência no assunto. Para ele, a junção destes dois campos das ciências humanas ajuda no processo de formação do ser humano em todos os níveis, entretanto, o Jornalista/Professor enxergava a comunicação como difusor da educação. Dessa visão surgiram, então, os projetos de educação através das mídias. Podemos, até, dizer que o EAD (Ensino a Distância), é a filho mais novo desse conceito. No Brasil, Ismar Soares, mergulhou no tema proposto por Kaplun, porém, ele agregou ao conceito de Kaplun, uma visão mais radical, o que chamou de: “Educomunicação”. A Educom, como é conhecida atualmente, elege a “mediação” como sendo o ponto alto desse processo. Ismar não propõe só a transmissão, mas a transformação do ambiente. O projeto de Ismar Soares atinge várias escolas no estado de São Paulo, com resultados interessantes no que tange à disciplina e a frequência dos alunos dentro da escola. O projeto se desenvolve através de quatro pilares:
1. Educação para recepção crítica - conceito tradicional, onde o meio é utilizado para gerar uma recepção crítica. Uma programação inteligente leva os ouvintes há uma “introspecção” e em alguns casos há uma “metanóia”. 2. Expressão comunicativa através da arte. A estética, o belo e o conceito de Howard Gardner sobre as inteligências múltiplas podem ser integrados nesse eixo para facilitar o aprendizado. A possibilidade de se transformar em “artista”, mesmo que seja por algum tempo, ou até mesmo, por alguns minutos, faz com que o receptor se transforme em emissor, e isso gera no ambiente um interessante processo comunicativo. 3. Mediações tecnológicas no espaço educativo. Através do processo de elaboração, construção da informação e manuseio dos equipamentos, os envolvidos no processo são submetidos à pesquisa, estudo e análise do que vai ser veiculado. A partir disso, o que se ouve ou vê nas diversas mídias ganham conceitos mais claros. 4. Gestão dos processos comunicativos. Conhecer as necessidades, as demandas do espaço, ou seja, um meio de comunicação pode se adequar a um espaço, mas pode ser que este mesmo meio não seja interessante para outros.
TCCs sobre esse assunto: http://comunicacaouniube.com.br/revista-educativa-uma-nova-proposta-educacional/ http://comunicacaouniube.com.br/educomunicacao-e-sua-pratica-aplicada-em-escola-publicas/
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Educomunica%C3%A7%C3%A3o"
Categoria: Pedagogia
Fonte extraída do site: Educomunicação(9/9/2010 ás 23:41hs).
Relembrando que abri este Blog com a itenção de publicar realizações sobre Educomunicação e como estou em processo de pesquisa, disponibilizou alguns textos, decorrrentes de minhas observações.
Espero que apesar da nomenclatura modificada, vocês continuem visitando este espaço.
Abraços,
Bernadette Burgos.
Mídia e Educação: Práticas que podem ser associadas para a “Aprendizagem significativa” de crianças de sete e oito anos. Foi realizado um trabalho de pesquisa que envolveu a utilização da escrita na aprendizagem da criança. E de sua utilização com função social influencia no processo de aprendizagem. E de como eles podem se tornarem autores uilizando suas próprias palavras no processo de alfabetização e letramento.
quinta-feira, setembro 09, 2010
Mudanças realizadas no Blog!
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