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domingo, junho 06, 2010

Educação brasileira...


         Durante toda a sua trajetória a educação brasileira foi marcada por transformações na sociedade, que também caracterizaram os processos históricos construídos pela sociedade, em meios de lutas ideológicas e diversos conflitos.
       Uma das funções da escola é integrar os alunos por meio das regras de socialização á que ele estará sujeito enfrentar durante o seu desenvolvimento por meio do convívio social.
   É importante o professor esteja por dentro das informações para que possa orientar e incentivar a criança , através de sua prática de “eterno pesquisador”. Para que o aluno se sinta seguro para desenvolver as suas práticas investigativas que lhe acompanharão durante a sua prática profissional.
Este se torna parte da pedagogia que está vinculada ao processo de formação do aluno na maioria das escolas brasileiras.
     Destacaremos aqui , dentre as diversas linhas pedagógicas, existentes, será destacada : Liberal e Progressista.
     A pedagogia liberal veio como resposta ao sistema capitalista que estabeleceu através desta tendência,uma forma de organização da sociedade que baseia – se na forma dos meios de produção, esta caracteriza – se por formar cidadãos que esteja preparado para desenvolver funções dentro sociedade, através do desenvolvimento pessoal do mesmo e para o sujeito para responda ao sistema capitalista com sua reprodução na sociedade.
   Esse olhar parte do principio que o aluno não sabe nada e todos os seus conhecimentos forma adquiridos na escola, desencadeiando os conflitos, através da competitividade, um dos problemas mais enfrentados pelas escolas, atualmente.
    
        
 
“Todo conhecimento passa por uma”.


prática e a escola devem facilitar o acesso

a ela “, diz a educadora Talita de Oliveira Almeida”.


É o que Montessori chamou de "ajude-me a agir por mim mesmo".
      Outro aspecto fundamental da teoria montessoriana é deslocar o enfoque educacional do conteúdo para a forma do pensamento.
    A linha progressista que assim como o próprio nome já diz, vem como forma de trazer mudanças á nossa realidade escolar, que até hoje contínua a “mesma”.
Ela foi pensada para que á linha pedagógica progressista foi construída da necessidade de uma análise crítica da realidade e para desenvolver um “novo” progresso para a educação, através do despertar do senso crítico tendo em vista que os conteúdos vistos em aula sejam relacionados com o contexto vivido pelo aluno.
   Não podemos nos esquecer, que esta tendência valoriza o conhecimento trazido pelo aluno, trabalhando – se de forma coletiva (grupos, seminários).
A idéia é que aluno compartilhe o conhecimento de forma significativa para ele, ou seja, que este conhecimento adquiro faça sentido.
   Para que isso ocorra é importante que a parte pedagógica seja trabalhada de forma a esta relação às discussões trabalhada na escola seja mediadora do contexto social vivido pelo aluno e sua experiência individual, criando assim um “elo” entre: conteúdo e aprendizagem.
   Nós, professores temos que estar ciente que toda e qualquer profissão exige compromisso do profissional que nela, atua.
Partindo deste princípio devemos considerar também, que a profissão professor exige muitas competências que muitas vezes não estão prontas o educador ás constrói no decorrer de sua jornada. Mas, o compromisso, a ética, enfim estes é dos princípios que considero fundamental para todos,nós que somos profissionais da educação devemos considerar durante a nossa carreira escolar.

   
Na concepção de educação problematizadora de Freire, o diálogo está fundamentado no amor, na fé nos seres humanos, na esperança, no comprometimento com as causas humanas, na humildade, no reconhecimento da possibilidade de todos e quaisquer sujeitos sentirem-se e fazerem-se tão sujeitos quanto os outros. O diálogo, assim, exige considerar as potencialidades de criar, criticar, intervir, transformar, própria do ser humano, e é nesse sentido que “a fé nos homens é um dado a priori do diálogo” (FREIRE, 1987, p. 81).























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